GK Event Manager - шаблон joomla Продвижение
Atenção
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 948

Palestrantes

Keep your eyes peeled for all the latest news from our speakers, then pay them back for their efforts by following them on their social media channels or dropping in on their website or blog.

Alexandre de Sene Pinto--  Centro Universitário Moura Lacerda

Alexandre de Sene Pinto Centro Universitário Moura Lacerda

Possui graduação em Engenharia Agronômica e mestrado em Entomologia Agrícola (1995) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/Unesp (1991) e doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP (1999). Atualmente é professor do Centro Universitário Moura Lacerda. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: pragas agrícolas, controle biológico, parasitoides, biologia, ecologia e polinização.

Beatriz Salemme Corrêa Cortela--  Faculdade de Ciências (UNESP)

Beatriz Salemme Corrêa Cortela Faculdade de Ciências (UNESP)

Doutora e Mestre em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"; (Unesp, Bauru, 2007-2011 e 2002-2004); Especialista em Metodologia e Didática de Ensino pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (atual UENP, 1999); licenciada em Física e Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/1982); licenciada em Matemática (UENP,1985); e licenciada em Pedagogia com Administração Escolar (1995). É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, cadastrado no CNPq, interessando-se por temas relacionados ao ensino de Ciências e formação de professores (inicial e em serviço) tendo como recortes a docência universitária, metodologias de ensino, programas e as reformas curriculares.É membro do conselho editorial da revista Ciência & Educação. Atuou em escolas de nível fundamental e médio (1982- 2012) como professora de Ciências, Física e Matemática. Atualmente é Profª Assistente do Departamento de Educação e docente do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP,Bauru, ministrando as disciplinas Metodologia e Prática de Ensino de Física (I a V) e Didática da Ciência, em curso de graduação; e Docência no Ensino Superior: abordagens de ensino, em curso de Pós-graduação. A partir de 2016 responde pela Vice-Supervisão Geral dos Cursinhos Pré-universitários da UNESP, um subprograma ligado à Pró-Reitoria de Extensão.

Celso da Costa Carrer--  Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (USP)

Celso da Costa Carrer Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (USP)

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1990), com ênfase em Nutrição Animal, e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2000), com ênfase em Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural Sustentado. Possui especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1993). Tem experiência prática como empresário e gestor de vários empreendimentos na área do agronegócio, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de empresas do agronegócio, inovação e empreendedorismo. Atualmente, ocupa o cargo de Professor Associado, na área de especialização de Empreendedorismo, pelo Departamento de Engenharia de Biossistemas (ZEB) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), da Universidade de São Paulo, campus de Pirassununga. Coordena o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária (UNICETEX), laboratório didático do ZEB/FZEA/USP. Foi membro da Comissão Nacional de Ensino da Zootecnia (CNEZ) dentro do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) no período de 2008/12. Diretor Estadual da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) no estado de São Paulo. Coordena a Incubadora de Empresas do Agronegócio, em Pirassununga (UNITec), projeto do UNICETEX/FZEA/USP. Atual Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal da FZEA/USP. Coordenador da Regional Sudeste no Fórum Nacional de Mestrados Profissionais (FOPROF) na gestão 2014/15. Presidente do Congresso Brasileiro de Zootecnia (ZOOTEC 2017).

Cristina Yumi Miyaki--  Departamento de Genética e Biologia Evolutiva (USP)

Cristina Yumi Miyaki Departamento de Genética e Biologia Evolutiva (USP)

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1990), mestre (1993) e doutora (1996) em Ciências Biológicas (Biologia/Genética) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. A pesquisa se concentra na avifauna como modelo de estudos moleculares para compreender sua sistemática e visando a conservação da biodiversidade e a compreensão dos padrões e processos biogeográficos na história evolutiva da região neotropical.

Francisco William da Cruz Junior--  Instituto de Geociências (USP)

Francisco William da Cruz Junior Instituto de Geociências (USP)

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), mestrado em Geociências com ênfase a geomorfologia e geologia de terrenos cársticos pelo programa de pós graduação em Geoquímica e Geotectônica pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em geoquímica isotópica pelo mesmo programa na Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado pela Universidade de Massachusetts nos EUA, entre 2004 e 2007, também trabalhando com geoquímica de isotópos estáveis. Foi bolsista Jovem pesquisador da FAPESP entre 2007 e 2011. Atualmente é professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Vem atuando principalmente no estudo paleoclimático e paleoambiental a partir da geoquímica de espeleotemas de diversas regiões brasileiras.

Heliani Berlato dos Santos--  Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP)

Heliani Berlato dos Santos Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP)

Professora no departamento de Economia, Administração e Sociologia da Universidade de São Paulo, campus Luiz de Queiroz. Possui Doutorado em Administração, na linha de pesquisa Gestão de Pessoas, pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), é mestre em Administração, na linha de pesquisa, Estudos Organizacionais pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/EAESP) e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência em cursos in company e MBAs. Participa em atividades de pesquisa e de consultoria para organizações nacionais na área de Gestão de Pessoas, Carreira e Gênero, sobretudo evidenciando o capital intelectual à gestão. Atua com as disciplinas que envolvem Fator Humano nas Organizações, Consultoria Interna de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Cultura e Clima Organizacional, Comportamento Organizacional, Modelos Contemporâneos de Gestão e Metodologia Científica. Além de desenvolver pesquisa sobre casais e a relação trabalho/família analisando a ótica do indivíduo e também da organização. Membro titular da CoC - Administração desde Abril de 2014. Vice presidente da comissão de bolsas e estágios oferecidas pela (ESALQ/USP) e vice coordenadora da comissão de administração. Membro da comissão de biblioteca da ESALQ-USP desde 2015.

Luiz Carlos Ruiz Pessenda--  Centro de Energia Nuclear na Agricultura (USP)

Luiz Carlos Ruiz Pessenda Centro de Energia Nuclear na Agricultura (USP)

Graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), Mestrado em 1982 em Energia Nuclear na Agricultura no CENA/USP; especialização na determinação de metais pesados em águas do mar por resinas de troca iônica -Technical University of Denmark (1982) e em Absorção Atômica pela Royal Veterinary and Agricultural University (1982), Dinamarca; especialização em Técnicas Analíticas Nucleares com apoio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, Viena) - University of Nairobi (1985), em Técnicas Isotópicas Aplicadas à Estudos Ambientais pela University of Washington, (1989), EUA e University of Waterloo (1989), Canadá; especialização em Datação C- 14 pela University of Washington e University of Georgia (1989), EUA, e University of Waterloo, Canada (1989); Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo (1987) e Pós-Doutorado em isótopos ambientais pela University of Waterloo, Canada (2004); Perito na América Latina (Colômbia, Equador, Nicarágua, Paraguai e Uruguai) da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Viena, onde orientou a instalação de laboratórios e ministrou treinamentos especializados na área de datação C-14, de 1995 a 2001; Prof. Titular do CENA/USP em Piracicaba, responsável por disciplina obrigatória (Paleobiologia) no curso de Graduação em Ciências Biológicas - ESALQ/USP; coordenador suplente do curso (2007-2009;2011-2014-2016) e membro titular da Comissão de Coordenação do curso (2006-2009; 2010-2013; 2013-2016); Professor homenageado nos anos de 2008 e 2009. Ministra disciplina na Pós Graduação (PG) do CENA/USP (CEN 5748 Métodos analíticos e técnicas isotópicas em estudos de reconstrução paleoambiental) e no mesmo tema em cursos condensados (20 - 30 h) em Universidades Federais (Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rondônia, Sergipe) e Estaduais (Mato Grosso do Sul e Paraná) e no exterior (Universidade de Mar del Plata, Argentina) e é responsável pela CEN 5570 Biogeoquímica de sistemas costeiros; membro titular da Comissão de PG do CENA, de 1993 a 1996; Presidente substituto da CPG/CENA de 1995 a 1996; membro suplente da CPG/CENA, 2014 -16; orientou 47 IC, 12 mestrados, 9 doutorados (1 co-orientação) e supervisionou 5 PD; orienta 03 IC, 05 doutorados (03 co-orientações) e supervisiona 02 PD; DiretorTécnico da Divisão de Desenvolvimento de Técnicas Analíticas e Nucleares (DVTEC) do CENA/USP (2003 a 2006 e 2008 a 2009), Diretor Técnico Substituto da DVTEC de 2006 a 2008 e 2013 a 2015; responsável pelo Laboratório C-14 CENA/USP desde 1990; parecerista de revistas internacionais e nacionais e de instituições de apoio à pesquisa; coordenou 24 projetos de pesquisa financiados pela AIEA, Viena, CNPq e FAPESP; coordena projeto Temático FAPESP vinculado ao Programa FAPESP de Pesquisa de Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), CNPq Universal e Pesquisador Visitante Especial - PVE (Dr. Francis Mayle, paleoecologista, University of Reading, UK); perito da AIEA na área de datação C-14; membro fundador e representante da América do Sul no World Council on Isotopes (WCI) - Committee on Isotopes in Environment; Vice - Presidente da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA), 2016-17; especialista em estudos paleoambientais (vegetação, clima e dinâmica marinha) no Quaternário tardio empregando indicadores isotópicos (C,N), biológicos (pólen, diatomáceas e espículas de esponjas) e geoquímicos, com publicações em periódicos nacionais e internacionais, fator H = 25 e 2014 citações no ISI (75 trabalhos) e H = 31 e 3633 citações (~ 100 trabalhos) no Google citations. Publicou >110 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Pesquisador 1C no Comitê de Geociências do CNPq. Artigos científicos, capítulos de livros e livros didáticos (em pdf), vídeos, etc., são encontrados em : http://www.cena.usp.br/carbono-14

Mariana Moraes de Oliveira Sombrio--  Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UNICAMP)

Mariana Moraes de Oliveira Sombrio Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UNICAMP)

Historiadora formada pela Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (2000-2004, IFCH/Unicamp). Mestre (2007) e Doutora (2014) em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da mesma Universidade (DPCT/IG/Unicamp). Durante o doutorado realizou estágio de pesquisa no exterior (bolsa PDSE/Capes) no arquivo histórico do Instituto Smithsonian. Realizou também estágio de pesquisa no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), desenvolvendo atividades de pesquisa e docência nas disciplinas: Tecnologia e Sociedade; História das Ciências no Brasil e Estudos Políticos Contemporâneos (Projeto FINEP/Expanita). Atualmente dedica-se à pesquisa e docência como pós-doutoranda (2015-2016: bolsa PNPD/Capes, 2017: bolsa Fapesp) no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus/USP). Entre seus temas de pesquisa destacam-se: história das ciências no Brasil, estudos de gênero e ciências, trajetórias de mulheres cientistas, museologia e história dos museus no Brasil, estudos sociais da ciência e da tecnologia, relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Priscila de Camargo Palma--  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP)

Priscila de Camargo Palma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP)

Concluiu o curso de graduação em psicologia pela Faculdade Assis Gurgacz, possui especialização em Terapia Cognitiva pelo Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva, atua como supervisora de atendimentos clínicos em TCC. Mestre em Ciências, área de concentração Psicologia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), participa como colaboradora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Faculdade de São Paulo.

Rafael de Brito Dias--  Faculdade de Ciências Aplicadas (UNICAMP)

Rafael de Brito Dias Faculdade de Ciências Aplicadas (UNICAMP)

É professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas, Campus de Limeira. Atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CAPES 3) e no Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (CAPES 6), ambos na Unicamp. Atualmente é Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC) da Unicamp. É também coordenador do GAPI (Grupo de Análise de Políticas de Inovação) da mesma universidade e membro do comitê diretivo da Associação Latino-americana de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESOCITE). Realizou estágio pós-doutoral junto ao Science Policy Research Unit (SPRU), da Universidade de Sussex, Reino Unido (2016). É doutor em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (2009), com período de estágio no Georgia Institute of Technology (2009), e Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (2005). É graduado em Economia pela Facamp (Faculdades de Campinas, 2003). Tem experiência nas áreas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia e Análise de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias para a inclusão social; ciência, tecnologia e poder; tecnologia e democracia; política científica e tecnológica comparada.

Ricardo Leite Camargo--  Universidade de São Paulo (USP)

Ricardo Leite Camargo Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Salesiana (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos, ação pedagógica e pesicopedagógica, formação de professores, construtivismo, desenvolvimento moral e cognição.

Rossano Linassi--  Instituto Federal Catarinense (IFC)

Rossano Linassi Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutorando em administração (UNIVALI) 2015 -2018, Mestrado em turismo e hotelaria (UNIVALI) - 2009, bacharel em gastronomia (UNIVALI) - 2006, Atualmente é professor de gastronomia no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú (SC), membro do Grupo de Pesquisa Educação e Saúde GPES - do IFC, membro do Grupo de pesquisa Antropoentomofagia: insetos como recursos alimentares - da UEFS, atuando principalmente nos seguintes temas: gastronomia, cardápios, engenharia de cardápios e antropoentomofagia (insetos na alimentação humana), consultoria em gastronomia.

Taitiâny Kárita Bonzanini--  Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP)

Taitiâny Kárita Bonzanini Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), possui Licenciatura Plena em Pedagogia, especialização pelo Programa de Formação a Distância em Mídias Integradas na Educação da USP (2009), mestrado em Educação Para a Ciência (2005) e doutorado em Educação para a Ciência (2011), ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente professora doutora, RDIDP, na Universidade de São Paulo (USP), atuando como docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Piracicaba, no Departamento de Economia, Administração e Sociologia, na área: Ensino de Biologia, Ensino de Ciências Agrárias e Fundamentos da Educação, onde ministra as disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Ciências Biológicas, Estágio Curricular em Licenciatura e AACC nos cursos de graduação. Professora do Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada Interunidades PPGI ? ESALQ/CENA, na linha de pesquisa Educação, ministrando as disciplinas Preparação Pedagógica e O ensino de ciências e a formação docente: estudo e análise das pesquisas atuais. Atua também na coordenação local de tutores e educadores das áreas de Ciências Biológicas e Educação, junto ao Polo de Licenciatura em Ciências semipresencial (USP/UNIVESP) de Piracicaba, onde ministra as disciplinas: Introdução aos estudos da Educação I e II, Introdução ao Ensino de Ciências, POEB e Ensino de Ciências II. Atua, desde novembro de 2014 como diretora do polo de Licenciatura em Ciências da cidade de Jau. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Formação de Professores, Ensino de Biologia, Instrumentação para o Ensino e Educação a Distância.

Tatiane Godoy Ribeiro--  Ingredion

Tatiane Godoy Ribeiro Ingredion

Graduada no curso de Bacharelado em Biotecnologia (2011) pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos. Foi bolsista de iniciação científica da Universidade Federal de São Carlos pelo CNPq, realizou estágios no Instituto Agronômico de Campinas, na Universidade Estadual de Campinas e na empresa PERCEPTION Pesquisa em Análise Sensorial, onde atuou também como Analista Sensorial da área de Estudos com Consumidores. Titulou-se como mestra em Alimentos e Nutrição (2015) e atualmente é doutoranda em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas na área de concentração de Consumo e Qualidade de Alimentos.

Subscribe to this RSS feed