GK Event Manager - шаблон joomla Продвижение

20 de Setembro

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris at ante eu justo ultrices iaculis sit amet non est. Maecenas ac mi dapibus, iaculis ipsum ut, tempor metus.

08:00 am - 09:00 am Credenciamento

8:00 am - 9:00 am

Sessão Solene de Abertura do Simpósio

Profa. Dra. Tsai Siu Mui
Diretora do CENA

Profa. Dra. Elisabete Aparecida De Nadai Fernandes
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do CENA

Prof. Dr. Giancarlo Conde Xavier Oliveira
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Ecologia Aplicada (Interunidades)

Prof. Dr. Luiz Carlos Ruiz Pessenda
Presidente da Comissão Organizadora do X SCPG

Victor Wilson Botteon
Presidente da Associação dos Pós-Graduandos do CENA

Mesa Redonda 1: Mudanças Climáticas

Prof. Dr. Luiz Carlos Ruiz Pessenda - Mediador
Laboratório de Carbono 14 - Centro de Energia Nuclear na Agricultura

"Efeitos de mudanças climáticas do passado na distribuição da biodiversidade: a história evolutiva de algumas aves da Mata Atlântica"
Profa. Dra. Cristina Yumi Miyaki
Departamento de Genética e Biologia Evolutiva - Universidade de São Paulo

"A variabilidade paleoclimática e possíveis implicações para a teoria do aquecimento global"
Prof. Dr. Francisco William da Cruz Junior
Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo

“"Mudanças climáticas x Produtividade agrícola - Como reverter os impactos por meio do manejo agrícola?"
Prof. Dr. Paulo César Sentelhas
Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

21 de setembro

08:00 am - 09:00 am Credenciamento e retirada de material

08:30 am - 10:30 am

Mesa Redonda 2: Discussões sobre Docência no Ensino Superior

Prof. Dr. Ricardo Leite Camargo
Departamento de Economia, Administração e Sociologia - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

"O professor universitário em aula, desenvolvimento da autonomia moral e intelectual e relações interpessoais no espaço escolar”
Profa. Dra. Profa. Dra. Taitiany Kárita Bonzanini

“Ensinar e aprender no ensino superior: entre a resistência às mudanças e o apego fácil aos modismos”
Profa. Dra. Beatriz Salemme Corrêa Cortela
Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

“Transtornos psicológicos na vida universitária”
Dra. Priscila de Camargo Palma
Departamento de Psicologia, Universidade de São Paulo

Mesa redonda 3: Inovação e Empreendedorismo na Área Acadêmica

Engenheiro Agrônomo Sergio Marcus Barbosa - Mediador
ESALQtec – Incubadora Tecnológica

"Inovação e Empreendedorismo: o case do IFZ na FZEA/USP”
Prof. Dr. Celso da Costa Carrer
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo

“Parceria Empresa-Universidade: Inovando na Área Acadêmica"
Prof. Dr. Alexandre de Sene Pinto
Instituição Universitária Moura Lacerda e BUG Agentes Biológicos

“Mulher, Trabalho e Carreira - Liderança e Gestão de Pessoas”
Profa. Dra. Heliani Berlato dos Santos
Departamento de Economia, Administração e Sociologia, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

22 de Setembro

08:00 am - 09:00 am Credenciamento e retirada de material

08:00 am - 09:40 am

Minicursos

Minicurso 1: Planejamento de experimentos
Prof. Idemauro Antonio Rodrigues de Lara
Departamento de Ciências Exatas, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Me. Rafael de Andrade Moral
Departamento de Estatística, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Resumo do mini-curso: "O planejamento é uma etapa muito importante do processo experimental, conduzido a fim de se testarem hipóteses científicas de interesse. Neste minicurso, nós apontamos as diferenças entre experimentos e estudos observacionais, bem como apresentamos os principais delineamentos experimentais e estruturas de tratamentos utilizados. Utilizamos exemplos da área de entomologia e ecologia aplicada. Disponibilizamos, também, código para o software gratuito R para a casualização das unidades experimentais em cada um dos diferentes delineamentos".

Minicurso 2: Dicas para redação de artigos científicos
Prof. Dr. Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Departamento de Ciência do Solo, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Resumo do mini-curso: "Serão abordados os fundamentos da redação científica, envolvendo dicas para elaboração de um bom artigo no formato IMRED (Introdução; Material & Métodos; Resultados & Discussão) em revistas com política editorial seletiva e de alto impacto. Serão também apresentados exemplos dos principais erros e vícios cometidos pelos autores de artigos científicos".

Minicurso 3: Planejamento de Startup
Me. André Nardy
SaintPaul Escola de Negócios

10:00 am - 12:00 am