Workshop apresentou Centro de Genômica

Comentários desativados em Workshop apresentou Centro de Genômica

Com o objetivo de divulgar as pesquisa e os trabalhos a serem realizados no futuro Laboratório Multiusuários Centralizado de Genômica Funcional Aplicado à Agropecuária e Agroenergia, que será instalado no Centro de Energia Nuclear de Agricultura (Cena/USP), foi realizado no último dia 7 de novembro um workshop de Genômica.

O evento foi realizado nas dependências da Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ (Esalq/USP), quando estiveram presentes representantes de grupos de pesquisa da USP, Unicamp, Unesp, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Embrapa e Instituto Agronômico de Campinas (IAC), instituições essas que irão compartilhar desse laboratório, também conhecido como Biocema.

Para o diretor do Cena/USP, Antonio Figueira, a reunião foi produtiva e o evento serviu para esplanar sobre a utilidade e funcionamento do vindouro centro de pesquisa. “Compartilhar o uso de laboratório desse porte já é uma tendência em outros países e a ideia aqui não será difertente, teremos uma instalação centralizada, onde vários equipamentos de tecnologia de ponta irão atender a equipes de pesquisas não apenas da USP em Piracicaba, mas também as demais unidades da Universidade de São Paulo, além dos institutos de pesquisas citados e envolvidos no projeto”, afirmou.

O Centro agregará laboratórios localizados no Cena/USP e nos departamentos de Genética e Zootecnia da Esalq, os quais, segundo o coordenador Luiz Lehmann Coutinho, podem ser utilizados por pesquisadores interessados em sequenciamento de genomas, proteômica e expressão gênica em genômica funcional. De acordo com ele, o centro de pesquisa tende a ser útil a todos os campos ligados à agropecuária e agroenergia, beneficiando não apenas a USP, mas toda comunidade científica e a sociedade. “O laboratório multiusuário, é financiado pela Fapesp e tem o envolvimento de pesquisadores do campus de Piracicaba e de outras universidades do Estado de São Paulo”, explica Coutinho.

______________

Engenho da Notícia Assessoria de Imprensa Cena/USP