2º Workshop Universidade & Empresa acontece no Cena/USP

Comentários desativados em 2º Workshop Universidade & Empresa acontece no Cena/USP

O Cena/USP (Centro de Energia Nuclear da Agricultura) recebe, na tarde do dia 21 de março (quinta-feira), o 2º Workshop Universidade e Empresa – “O Desafio da Inovação”. A segunda edição do programa visa discutir o desenvolvimento de projetos inovadores ressaltando a importância da parceria entre a universidade e a empresa. Representantes de agências de fomento à pesquisa também estarão presentes para apresentar as principais ferramentas e recursos facilitadores desses projetos.

O professor Adibe Luiz Abdalla, organizador do evento e presidente da Comissão de Pesquisa do Cena/USP, ressalta o objetivo do programa. “A finalidade de um evento deste acontecer dentro de uma instituição de pesquisa é incentivar a participação das empresas em projetos inovadores, descentralizando das mãos das instituições”, explica o presidente.

Com palestras de João Alfredo Saraiva Delgado, presidente da IPDMAQ (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento); Eduardo Brito, da Agência USP de Inovação – Polo São Carlos; representantes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico); da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o workshop traz as possibilidades de financiamento de pesquisa por meio da interação entre universidade e empresa.

Realizado pelo Cena/USP, em parceria com o IPDMAQ e com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), o evento conta com o apoio da EsalqTec e da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). As inscrições são feitas pelo site da Abimaq (http://www.abimaq.org.br/comunicacoes/ipdmaq/2013/IPDMAQ_2workshop_130228.html).

– 13h30: abertura

– 13h35: palestra “O desafio da inovação na indústria de Bens de Capital: a importância da – parceria das empresas com a universidade”, com João Alfredo Saraiva Delgado, presidente da IPDMAQ

– 14h15: palestra “Contribuição da universidade em projetos de inovação da empresa”, com Eduardo Brito, da Agência USP de Inovação – Polo São Carlos

– 15h: intervalo