Empregabilidade está em alta para pós-graduados do Cena/USP

Comentários desativados em Empregabilidade está em alta para pós-graduados do Cena/USP

Deborah Nishimura se doutorou no Cena/USP e hoje trabalha na Bayer

Levantamento inédito identifica onde atua o pós-graduado formado na instituição

Após concluírem o Programa de Pós-graduação do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), nos últimos três anos, mais de 60 profissionais, conquistaram vagas e estão trabalhando ou desenvolvendo pesquisa para grandes empresas do país. Esse número, que representa 44% dos pós-graduados na instituição, foi levantado pelos docentes e evidencia a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado neste órgão da Universidade de São Paulo (USP), representando uma forte possibilidade de ingresso ao mercado de trabalho.

Dos 141 pós-graduados do Cena/USP entre 2010, 2011 e 2012, 62 deles trabalham em empresas de renome como Bayer e DuPont ou são pesquisadores de grandes instituições, como o Centro de tecnologia Canavieira (CTC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Exemplo disso é a bióloga Deborah Nishimura, que concluiu o doutorado no Cena/USP em 2012, e hoje trabalha em um laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na Bayer.

Deborah conta que está na empresa há um ano e sete meses. “Entrei na Bayer 10 meses antes de finalizar meu doutorado. Conciliei as atividades de bancada com o trabalho, desenvolvendo meu doutorado durante os fins de semana”, explica a bióloga, que trabalha com análises de DNA e proteínas.

Uma recente pesquisa realizada pela rede Universia revela que o desemprego diminui para um terço quando se conclui a pós-graduação. O diretor do Cena/USP, Antonio Figueira, acredita que esta lógica ilustra bem o mercado brasileiro. “As empresas vêm buscando, cada vez mais, profissionais qualificados e, para isso, é preciso se diferenciar dos outros concorrentes. Portanto, acredito que a pós-graduação é a melhor ferramenta para melhorar o currículo”, afirma.

ESPECIALIZAÇÃO

Logo atrás do número de formados que se estabeleceram em empresas no setor de biotecnologia, como empregados ou pesquisadores, está o número de profissionais que optaram por continuar a especialização. 36% dos pós-graduados que passaram pelo Cena/USP nos últimos três anos estão em busca de maior especialização dentro da área de atuação.

Luciana Della Coletta está inserida entre os 51 profissionais que continuam estudando. A engenheira ambiental concluiu seu mestrado no Cena/USP em 2010 e, atualmente, está cursando doutorado no Laboratório de Ecologia Isotópica, também no Cena/USP, sob orientação do professor Luiz Antonio Martinelli.

Estudando a decomposição de leguminosas na Mata Atlântica em duas diferentes altitudes, Luciana se diz fascinada pela Ciência, fato que impulsiona até um possível pós-doutorado. “A Ciência desperta muita curiosidade e fascínio. Penso em, talvez, continuar estudando ou procurar concurso para professor universitário”, revela.

Twitter: @Engenho_Notícia