Cena/USP colaborou com a obtenção de nova cultivar de arroz

      Comentários desativados em Cena/USP colaborou com a obtenção de nova cultivar de arroz

 

Atendendo ao convite da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o professor Augusto Tulmann Neto esteve representando o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) na cerimônia de lançamento de três cultivares de arroz irrigado, efetuada no último dia 7, na Estação Experimental de Itajai, em Santa Catarina.

Dentre as novas cultivares, destaca-se a denominada ‘SCS 118 Marques’ obtida por mutação induzida com a colaboração, em várias etapas, do Laboratório de Melhoramento de Plantas do Cena/USP, que já vem mantendo este tipo de relacionamento com o a Epagri há longo tempo.

Sementes de arroz foram irradiadas no Cena, com a dose de 250 Gy de raios gama no ano de 2000. A irradiação foi efetuada no irradiador Gammacell 220, obtido pelo professor Tulmann por meio de Projeto Multi Usuário da Fapesp, que começou a operar em 1999.

Desde essa data, centenas de materiais têm sido irradiados, sem custo nenhum, tanto para institutos oficiais como privados de vários estados do Brasil, demonstrando a verdadeira característica de multi usuário deste equipamento. Em alguns casos os resultados aparecem rapidamente, como em esterilizações na área de odontologia, conservação de alimentos e mutações em ornamentais. Porém, como no caso dessa nova variedade de arroz, o processo é mais longo, como é característica dos trabalhos de melhoramento de plantas.

Como descrevem os pesquisadores da Epagri, após a irradiação, na safra de 2000/2001, iniciaram-se os trabalhos de pesquisa, com a seleção de progênies e no ano agrícola de 2005/2006, tinha-se como resultado uma linhagem com características promissoras, a qual foi avaliada em cinco regiões orizicolas do Estado de Santa Catarina, durante três anos. Por seu excelente desempenho agronômico e industrial, a linhagem foi aprovada pelos membros da cadeia produtiva e destinada para registro, proteção e lançamento no ano de 2013, com o nome de ‘SC118 Marques’, em homenagem póstuma a pesquisador da Epagri.

 

 

Tal cultivar destaca-se entre outras características pelo seu alto potencial produtivo, alta capacidade de perfilhamento e resistência ao acamamento. Também foram observadas novas linhagens promissoras provenientes de recentes tratamentos de sementes com irradiação e mutagênicos químicos, as quais podem se transformar em novas cultivares no futuro.

Trata-se da segunda cultivar de arroz obtida pela Epagri por meio da técnica de indução de mutação, a primeira, denominada ‘Ando San’, foi e ainda está sendo cultivada com bastante sucesso, o que se espera que também aconteça com esta nova cultivar.

Este resultado indica mais uma vez a utilidade de indução de mutação no melhoramento de plantas e a efetiva colaboração que o Laboratório de Melhoramento de Plantas do Cena está dando na divulgação e uso de técnicas nucleares na agricultura, retribuindo desta maneira, com os recursos públicos recebidos por meio da USP e Fapesp.

Após a cerimônia de lançamento, na qual estiveram presentes dezenas de agricultores, houve uma visita ao campo podendo-se observar o excelente desenvolvimento da cultivar no ponto de colheita.

______________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

(19) 3302.0100

contato@engenhodanoticia.com.br

Twitter: @Engenho_Noticia

Facebook: Engenho da Notícia