Pesquisadores avaliarão bioenergia para a Unesco

      Comentários desativados em Pesquisadores avaliarão bioenergia para a Unesco

Pesquisadores dos programas Fapesp de pesquisa em Bioenergia (Bioen), Biodiversidade (Biota) e Mudanças Climáticas foram convidados pela Secretaria do Comitê Científico para Problemas do Ambiente (Scope), sediado na Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a realizar um Processo Rápido de Avaliação sobre biocombustíveis e sustentabilidade.

Entre os participantes está o professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), Reynaldo Victoria, membro da coordenação do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.

A avaliação deverá resultar em um “Resumo de políticas” contendo uma série de recomendações da academia, indústrias, instituições governamentais e não governamentais (ONGs) para apoiar a tomada de decisões relacionadas a biocombustíveis e sustentabilidade por parte de empresas, governos e instituições internacionais associadas à Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta será a segunda avaliação sobre biocombustíveis e sustentabilidade realizada pelo comitê, que já produziu relatórios sobre outros temas, como mudanças ambientais globais, segurança alimentar e biodiversidade. “O primeiro levantamento feito em 2009, agora estamos revisando para saber o que aconteceu com os biocombustíveis neste período”, afirmou Victoria.

A primeira avaliação, liderada por pesquisadores da Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, publicada em junho de 2009, com base em dados reunidos até 2007, contou com a colaboração de outro professor do Cena/USP, Luiz Antonio Martinelli, que foi membro da coordenação do programa Biota-Fapesp de 2002 a 2008.

De modo a iniciar o processo de avaliação, pesquisadores dos três programas de pesquisa da Fapesp e do Scope realizaram, no dia 26 de fevereiro, na Fapesp, um workshop conjunto para descrever e identificar problemas, desafios e compartilhar perspectivas sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis.

Iniciando uma série de reuniões a fim de discutir políticas para expansão sustentável da produção de biocombustíveis no mundo e o exemplo dado pelo Brasil nessa área, entre outras questões.

Na primeira semana de dezembro de 2013, o comitê científico do projeto vai se reunir na sede da Unesco, em Paris, na França, para escrever os capítulos em que serão abordados os aspectos econômicos e sociais mais transversais da produção de biocombustíveis.

______________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

Com informações da Agência Fapesp