Cena/USP tem pós-doutoranda de programa da Capes

Comentários desativados em Cena/USP tem pós-doutoranda de programa da Capes
Janaina na câmara de crescimento de cianobactérias

Pesquisadora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) está inserida no Programa Nacional de Pós Doutorado, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Conhecido como PNPD/CAPES, Janaina Rigonato foi uma das escolhidas para participar do programa.

Podem participar do PNPD apenas estudantes de instituições recomendados pela Capes. No caso da instituição que pertence a Universidade de São Paulo, os dois programas oferecidos, de Ciências e de Ecologia Aplicada, este interunidades em conjunto com a Esalq, possuem conceito 7, a nota máxima na escala adotada pela Capes.

Os selecionados pelo Programa de Pós-graduação do Cena/USP trabalham individualmente em sua pesquisa, são supervisionados por professores distintos e cada bolsista deve ter dedicação exclusiva ao programa acadêmico.

“Por meio de bolsa de estudos, o PNPD é um programa que financia o estágio de pós-doutorado”, explicou Janaina, que é bióloga por formação, mestre em genética e biologia molecular, e doutora em ciências, com ênfase em microbiologia agrícola.

Supervisionada pela professora Marli Fiore, do Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Cena/USP, Janaina estuda a ecologia de cianobactérias marinhas. “As cianobactérias representam uma grande porção da biota dos oceanos, elas são de imensa importância para o ciclo do carbono neste ecossistema, contribuindo com a produção primária global”, informou.

Como os estudos sobre cianobactérias na costa brasileira são muito escassos e restringem-se a levantamentos florísticos por meio de observações em microscopia óptica, o projeto objetiva avaliar a comunidade dessas espécies que habitam o litoral do Brasil. “Optei pelo pós-doc para atuar diretamente com a pesquisa dentro da academia. Desta maneira pretendo me especializar cada vez mais dentro da área científica”, concluiu.

divulgacao@engenhodanoticia.com.br