Membros do CENA participam de reunião na Secretaria Municipal de Educação

Comentários desativados em Membros do CENA participam de reunião na Secretaria Municipal de Educação

A convite da vereadora Rai de Almeida, membros do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP) se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Piracicaba, na última segunda-feira, 10 de junho de 2024. A iniciativa teve como objetivo apresentar projetos de extensão universitária que visam fortalecer o ensino fundamental e médio na cidade, que foram mencionados pela bióloga Mônica L. Rossi na última reunião do Fórum Permanente sobre Inovação Ciência e Tecnologia.

Na ocasião, a Profa. Dra. Flávia Vischi Winck, idealizadora e coordenadora do projeto Saberando, apresentou suas iniciativas voltadas para fomentar o aprendizado ativo na educação básica em ciências, através da criação de material de apoio ao ensino de Ciências, incluindo livro (Histórias em Quadrinhos), jogos e tutoriais para experimentações científicas em escolas do Ensino Fundamental. Já o Doutorando Gabriel Schimmelpfeng Passos e a Mestranda Núbia Pereira da Silva apresentaram o projeto CENA na Escola, que promete fortalecer os laços entre a comunidade científico-acadêmica do CENA e a sociedade local, estreitando a relação entre escolas de ensino fundamental, médio e técnico, e a Universidade de São Paulo (USP), um dos métodos adotados para isso é abrir as portas do CENA através de visitas guiadas em suas instalações e realizar visitas com cientistas voluntários em escolas públicas e privadas. Durante o encontro também foi falado sobre o programa PIBIC-EM, promovido pelo CNPq, que oferece oportunidades para que alunos do ensino médio realizem pesquisas científicas na USP.

A reunião contou com a presença de ilustres autoridades, incluindo o Secretário Municipal de Educação, Bruno Cesar Roza; o Dirigente Regional de Ensino, Prof. Fábio Augusto Negreiros; a Vereadora Rai de Almeida; a Formadora em Tecnologias Educacionais, Profa. Hérika Machado; representantes da Secretaria Geral de Educação Básica e da Coordenadoria da Educação Básica de Ensino, além de Mario Camargo, assessor de gabinete, e o Me. Rafael Castelfranchi de Oliveira, um dos pesquisadores e autor líder de uma das histórias em quadrinhos do projeto Saberando.

Acredita-se que a colaboração entre o Centro de Energia Nuclear na Agricultura e a Secretaria Municipal de Educação trará resultados positivos para o ensino de Ciências na cidade, preparando as crianças e os jovens para os desafios do futuro.