Professor do Cena/USP publica carta na Nature

Comentários desativados em Professor do Cena/USP publica carta na Nature

Luiz Antonio Martinelli, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) e atual presidente do conselho do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), teve carta publicada na Nature sobre as mudanças no código florestal brasileiro. A publicação ocorreu na edição de 30 de junho da revista científica.

Na carta, intitulada “Mudanças cruciais ao Código Florestal”, Martinelli expressa profunda preocupação com as mudanças propostas e suas consequências. Segundo o professor laboratório de Ecologia Isotópica do Cena/USP, “os esforços do governo para reduzir o desmatamento na Amazônia seriam em vão, assim como os investimentos feitos na indústria do etanol para um ambiente mais limpo”.

Leia a carta na íntegra

Mudanças cruciais ao Código Florestal

No mês passado, a Câmara dos Deputados aprovou mudanças profundas ao Código Florestal brasileiro, um conjunto de leis destinadas a regulamentar o uso da terra no país. Tais mudanças colocam em risco os ecossistemas [nacionais] e possibilitam o desmatamento de aproximadamente 20 milhões de hectares a mais do que o previsto no Código Florestal original, de acordo com estimativas de Gerd Sparovek, da Universidade de São Paulo (ver go.nature.com/n8lwfu).

O Senado brasileiro deve aproveitar esta última oportunidade para vetar as mudanças propostas, as quais aumentariam substancialmente as emissões de carbono. Assumindo que metade da floresta afetada recentemente (10 milhões de hectares) será entregue à agricultura e que a biomassa média de carbono na Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado é de 50 megagrams por hectare (LF Alves et al. Florestal Ecol. Gerenciar. 260 , 679-691; 2010), as emissões equivaleriam a cerca de 500 teragramas de carbono – para além dos 100 – 300 Tg resultantes das atividades de desmatamento na Amazônia anualmente (JPHB Ometto et al Oecologia 143, 483-500; 2005).

Os esforços do governo para reduzir o desmatamento na Amazônia seriam em vão, assim como os investimentos feitos na indústria do etanol para um ambiente mais limpo. O compromisso do Brasil com o meio ambiente [também] perderia credibilidade no plano internacional, fazendo com que os países desenvolvidos aumentem os impostos de importação para os produtos agrícolas brasileiros, tornando-os menos competitivos. Consequências dessa gravidade contrabalanceariam quaisquer ganhos a curto prazo dos setores agrícolas brasileiros que possam resultar das alterações ao Código Florestal.

Sobre a revista

A Nature é uma das mais antigas revistas científicas do mundo: sua primeira edição é de 4 de novembro de 1869. Entre as inúmeras descobertas científicas publicadas na Nature estão a dos raios X, da estrutura em dupla hélice do DNA e o buraco na camada de ozônio.