Carregando.
Aguarde !

Menu

Cézar A. Bizzi

foto cesar

A rápida evolução da instrumentação analítica tem permitido a determinação elementar em concentrações cada vez menores, em matrizes com distinta complexidade. Apesar dos avanços esta etapa continua suscetível a interferências, principalmente àquelas provenientes da matriz da amostra.
O preparo de amostras é uma das etapas mais desafiadoras da sequência analítica. É nesta etapa que se observam as maiores fontes de erro analítico, bem como possíveis fontes de interferências por efeito de matriz.
Com base nesta perspectiva, o tema “Preparo de amostras orgânicas assistido por radiação micro-ondas” visa elencar as possibilidades, avanços e desenvolvimentos acerca do uso do aquecimento por micro-ondas para digestão de amostras orgânicas para posterior determinação elementar. Dentre estas possibilidades, serão abordados os aspectos relacionados à eficiência de digestão, as possibilidades de instrumentação que permitem o emprego de distintas condições de temperatura e pressão, o uso de reagentes ácidos diluídos, de auxiliares de digestão, dentre outras estratégias.