Carregando.
Aguarde !

Laboratório Análise Ambiental e Geoprocessamento

O CENA é uma instituição de pesquisa reconhecida internacionalmente na área de estudos ambientais e, em função das suas diversas cooperações, adicionou, aos estudos que desenvolve, o geoprocessamento, por meio de trabalhos científicos e cursos de treinamento. A criação do Laboratório de Geoprocessamento, em 1997, se deu com a implementação de um projeto integrado de pesquisas na bacia do rio Piracicaba (Projeto PiraCena), fazendo com que a área de Sistema de Informações Geográficas fosse incorporado às demais linhas de pesquisa.
Além do PiraCena, o Laboratório de Geoprocessamento atende várias outras pesquisas -Laboratórios de Biogeoquímica do Solo, Física do Solo, Radioentomologia e Ecologia Isotópica e outras instituições - ESALQ, UNICAMP, INPE, Prefeitura Municipal de Piracicaba, CETESB, entre outras. Novos projetos estão em andamento, principalmente na região amazônica. Neste sentido, uma série de colaborações nacionais (INPE) e internacionais (Universidade de Washington) vem sendo estabelecida, através de projetos e visitas científicas. (atualizar)
No âmbito acadêmico, apresentou uma rápida evolução, com atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Objetivo

Desenvolvimento e aplicação de técnicas de geoprocessamento em estudos ambientais com informações espacialmente distribuídas e com manipulação de bancos de dados, com as principais aplicações relacionadas com a obtenção de dados derivados para alimentar modelos e/ou a representação espacial (mapas) dos resultados obtidos nos mesmos.
Bg1
Bg2
Bg3
Bg4

Linha de Pesquisa

Sistemas de Informações Geográficas

Processamento de imagens

Recursos naturais

Manejo de Ecossistemas.

Produtividade

Publicação Bibliográfica (Artigos | Trabalhos | Resumos)
Orientações e Supervisões em Andamento
Orientações e Supervisões Concluídas
Projetos de Pesquisa

Docentes

Equipe de Apoio

Contato

Responsável Secretária

Serviços

Descrição
  • Banco de dados georeferenciados.