Carregando.
Aguarde !

Biotecnologia Vegetal

Cultura de tecidos vegetais in vitro para micropropagação e manipulação genética de plantas.
As técnicas de cultivo in vitro de tecidos vegetais permitem o isolamento de tecidos ou órgãos vegetais e seu cultivo em meio nutritivo, em condições asséptica e ambiente com luz e temperatura controladas. Os primeiros trabalhos nesta área tinham como objetivo a multiplicação de plantas e a obtenção de mudas de qualidade em grande quantidade. Mais recentemente, os sistemas de cultivo in vitro tem auxiliado os programas de melhoramento, permitindo a manipulação genética das plantas com o desenvolvimento de híbridos somáticos e plantas transgênicas. Os primeiros passos para o uso destas técnicas é o desenvolvimento de protocolos específicos para cada espécie, protocolos que permitam o cultivo asséptico de células e tecidos vegetais in vitro, com a regeneração de plantas.
O Laboratório de Biotecnologia Vegetal, do CENA/USP, desenvolve atividades com o cultivo de tecidos vegetais in vitro desde 1986. Os principais projetos de pesquisa são realizados com espécies de Citrus e Passiflora. Nestes projetos, são desenvolvidos protocolos para o cultivo in vitro de explantes meristemáticos, explantes não meristemáticos, calos e células em suspensão, com a regeneração de plantas via organogênese ou embriogênese somática. Estes protocolos são utilizados tanto para a produção de mudas em grande escala como para o isolamento e cultura de protoplastos, em projetos de hibridação somática, e para a inoculação e co-cultivo com Agrobacterium tumefaciens, em projetos de transformação genética. Estes projetos são integrados à área de Fitopatologia com o objetivo de obter plantas resistentes a doenças.

Objetivos

Desenvolvimento de protocolos de cultura de células e tecidos vegetais in vitro. Uso dos protocolos de cultivo in vitro desenvolvidos para micropropagação e programas de melhoramento de espécies vegetais. Formação de recursos humanos, ministrando cursos de graduação e pós-graduação e orientando de alunos de graduação e pós-graduação.

Bg1
Bg2
Bg3
Bg4

Linha de Pesquisa

Biotecnologia Vegetal;

Cultura de Tecidos Vegetais;

Hibridação Somática;

Transformação Genética.

Produtividade

Publicação Bibliográfica (Artigos | Trabalhos | Resumos)
Orientações e Supervisões em Andamento
Orientações e Supervisões Concluídas
Projetos de Pesquisa

Docentes

Equipe de Apoio

Contato

Responsável Secretária

Serviços

Descrição
  • Treinamentos em técnicas de cultura de tecidos vegetais.
  • Desenvolvimento de protocolos para multiplicação e manutenção de plantas in vitro.