Carregando.
Aguarde !

Laboratório de Ecologia Isotópica

Inicialmente, o Laboratório desenvolvia estudos ambientais voltados para o ciclo da água em duas regiões contrastantes do Brasil: a região Nordeste, onde a tônica é a escassez de água, e a Amazônia, onde o paradigma maior é a abundância de água. No início da década de 1980, além do ciclo da água, o ciclo do carbono e do nitrogênio passaram também a ser investigados, principalmente na região Amazônica, maior foco de atenção dos pesquisadores. Atualmente, além da continuação dos estudos na região Amazônica, nos últimos cinco anos, as bacias altamente "desenvolvidas" do Estado de São Paulo também começaram a ser avaliadas, principalmente as dos rios Piracicaba e Moji-Guaçú . Mais uma vez, exploraram-se os contrastes entre "bacias desenvolvidas" e bacias quase intocadas, como certas sub-bacias na região Amazônica.

Objetivos

Conhecer a estrutura e funcionamento de ecossistemas tropicais, visando sua manutenção como entidade ecológica.
Bg1
Bg2
Bg3
Bg4

Linha de Pesquisa

Atualmente, além da continuação dos estudos na região Amazônica, nos últimos cinco anos, as bacias altamente "desenvolvidas" do Estado de São Paulo também começaram a ser avaliadas, principalmente as dos rios Piracicaba e Moji-Guaçú . Mais uma vez, exploraram-se os contrastes entre "bacias desenvolvidas" e bacias quase intocadas, como certas sub-bacias na região Amazônica.

Dois grandes projetos destacaram-se ao longo desses anos: na região Amazônica, o projeto CAMREX, e na bacia do rio Piracicaba, o projeto PIRACENA.
Conheça mais sobre o projeto, clique aqui !

Produtividade

Publicação Bibliográfica (Artigos | Trabalhos | Resumos)
Orientações e Supervisões em Andamento
Orientações e Supervisões Concluídas
Projetos de Pesquisa

Docentes

Equipe de Apoio

Contato

Responsável Secretária

Serviços

Descrição
  • Análises isotópicas - oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio