Carregando.
Aguarde !

Laboratório de Isótopos Estáveis

O Laboratório de Isótopos Estáveis (LIE) desenvolve métodos de separação isotópica e produção de compostos enriquecidos nos isótopos estáveis: 15N, 34S, 10B e 13C, sendo pioneiro e único a desenvolver pesquisas na área de produção de compostos enriquecidos na América do Sul. Entre os compostos pode-se citar: “Glicina; Alanina; Uréia; Sulfato de Amônio; H15NO3; Ca34SO4.2H2O; K15NO3; Glifosato-15N/13C; 15NH415NO3; 15NH4Cl; fertilizantes-15N revestidos, uréia-13C para diagnóstico da Helicobater Pylori, entre outros. No contexto relacionado aos resíduos químicos, têm-se desenvolvido pesquisas envolvendo: recuperação e tratamento de resíduos químicos perigosos. Em bacias de drenagem têm-se efetuado estudos de erosão mecânica e química, balanço global da alteração química, aplicações de técnicas clássicas e isotópicas, poluição antrópica urbana e toxidade de metais pesados em solos e sedimentos fluviais, entre outros. O uso de traçadores isotópicos estáveis de N, S e B (15N, 34S e 10B) em agroecossistemas como a cana-de-açúcar sem despalha a fogo, pastagens degradadas e em plantio direto ao Cerrado envolvendo a cultura de milho, soja, algodão e café tem sido utilizado no LIE.

Objetivos

Estudos da estrutura e funcionamento dos ciclos biogeoquímicos, hidrológicos e de ecossistemas em seu estado natural, em bacias hidrográficas sob condições naturais e antrópicas;

Desenvolver pesquisas nas áreas de agropecuária, biogeoquímica,  biológica, ambiental e hidrogeoquímica de bacias de drenagem, utilizando-se de técnicas isotópicas com isótopos estáveis;

Desenvolvimento de métodos para recuperação e tratamento de resíduos químicos laboratoriais;

Desenvolvimento de metodologia para enriquecimento isotópico de 15N, 34S, 10B e 13C para aplicações nas áreas de agropecuária, biomédica, biológica e ambiental;

Desenvolvimento de métodos objetivando a determinação isotópica por espectrometria de massas de razão isotópica em matrizes vegetais e minerais.

Bg1
Bg2
Bg3
Bg4

Linha de Pesquisa

Enriquecimento Isotópico e Tratamento de Resíduos;
Hidrogeoquímica de Bacias de Drenagem e Poluição Fluvial;
Aplicação de Traçadores Isotópicos Ambientais;
Ciclagem de Nitrogênio em Agroecossistemas;
Síntese de Uréia com Elevado Enriquecimento no Isótopo 13C;
Desenvolvimento de metodologia para enriquecimento isotópico de 15N,34S, 10B e 13C;
Métodos de Recuperação e Tratamento de Resíduos Químicos Laboratoriais.


Produtividade

Publicação Bibliográfica (Artigos | Trabalhos | Resumos)
Orientações e Supervisões em Andamento
Orientações e Supervisões Concluídas
Projetos de Pesquisa

Infraestrutura

"O LIE, pertencente a DVTEC do CENA, ocupa uma área de cerca de 1050 m2, divididos em dois prédios (laboratórios de preparo de amostras, espectrometria de massas e salas (800 m2 - Laboratório A) e laboratórios de produção de isótopos e tratamento de resíduos (250 m2 -  Laboratório B)). As linhas de separação isotópica são constituídas por uma série de equipamentos, entre eles podendo-se citar: 4 bombas químicas modelo BOMAX do Brasil 07/0 de polipropileno injetado; 2 bombas filtro modelo BOMAX do Brasil 07/0 constituída de 14 elementos filtrantes em pp; 4 motobombas com rotor de PVC; 5 agitadores mecânicos com haste em aço inoxidável com motoredutor e conversor de freqüência; 2 chapas aquecedoras; 3 agitadores magnéticos; reatores de aço inoxidável com revestimento em teflon; linhas especiais de gases, entre outros. Além de todas as linhas de produção o LIE conta com um laboratório de espectrometria de massas com capacidade de determinação analítica (25.000 amostras/ano) de razão isotópica 15N/14N, 13C/12C, 34S/32S e 10B/11B (% át. e  %o de 13C, 15N, 34S e 10B) em amostras de interesse (solo, plantas, efluentes, sedimentos, entre outros). O laboratório possui três espectrômetros de massas: 20-20, ANCA-SL (Automatic Nitrogen and Carbon Analyser, Solid and Liquid – PDZ Europa) e 20-20 ANCA GSL (Automatic Nitrogen, and Carbon Analyser, Gás, Solid and Liquid – SERCON) O espectrômetro ANCA –SL e ANCA GSL 20-20, tratam-se de equipamentos compostos por analisador automático de CN interfaceado com um espectrômetro de massas (IRMS), controlado por um software;  o terceiro ATLAS MAT CH4 para análises absolutas de 10B, 15N, 13C e 34S  (% em átomos).  Pode-se ainda destacar alguns equipamentos de laboratório como: Cromatógrafo de íons Dionex, balanças analíticas e microanalítica de 5 e 6 dígitos, entre outros."
4 bombas químicas modelo BOMAX do Brasil 07/0 de polipropileno injetado;
2 bombas filtro modelo BOMAX do Brasil 07/0 constituída de 14 elementos filtrantes em pp

Docentes

Equipe de Apoio

Contato

Responsável Secretária

Serviços

Descrição
  • Assessoria técnica e científica na utilização de isótopos estáveis como traçadores de elementos (carbono, nitrogênio, enxofre e silício) em pesquisas nas áreas de: ciências do ambiente, biologia, agronomia e zootecnia.
  • Determinações das variações naturais dos isótopos estáveis de carbono e nitrogênio em planta e solo.
  • Determinações da abundância isotópica (% em átomos) em materiais enriquecidos (15N, 34S, 10B, 30Si, 13C ) e análise de cátions e ânions em água, por cromatografia iônica (DIONEX ICS-90).
  • Fornecimento de compostos orgânicos e inorgânicos enriquecidos nos isótopos estáveis de elementos leves (15N, 34S, 10B).