Carregando.
Aguarde !

Laboratório de Ecotoxicologia

O O Laboratório de Ecotoxicologia desenvolve atividades didáticas, de pesquisa e extensão na área de poluentes orgânicos, enfocando a presença, a dinâmica e o destino de agroquímicos nos ecossistemas, com ênfase nos compartimentos solos, plantas, animais, água e sedimentos. Iniciou, com os mesmos objetivos, trabalhos sobre a química ambiental de metais pesados.
A partir de 1991, através de Projetos de Cooperação Internacional estabelecidos com a Alemanha, tem conduzido estudos do comportamento de pesticidas com moléculas radiomarcadas. Essas pesquisas são realizadas em lisímetros com 1 m3 de capacidade, os quais simulam as condições de campo. Valendo-se da experiência adquirida com esta metodologia, o Laboratório vem, presentemente, realizando o trabalho "Monitoramento global do destino de herbicidas no ambiente em lisímetros externos". 

Objetivos

Desenvolvimento de estudos sobre comportamento e destino de pesticidas no ambiente, monitoração ambiental de pesticidas em agroecossistemas, isolamento e duplicação de microorganismos degradadores de produtos nocivos à saúde e meio ambiente.

Bg1
Bg2
Bg3
Bg4

Linha de Pesquisa

Ecologia

Microbiologia

Produtividade

Publicação Bibliográfica (Artigos | Trabalhos | Resumos)
Orientações e Supervisões em Andamento
Orientações e Supervisões Concluídas
Projetos de Pesquisa

Docentes

Equipe de Apoio

Contato

Responsável Secretária

Serviços

Descrição
  • Análise de produtos químicos para determinação de degradação, mobilidade e adsorção dessorção no solo, biodegradabilidade imediata, estudos de lixiviação com colunas de solo e lisímetros.
  • Análises de resíduos de pesticidas em amostras ambientais por CG, CG/MS e HPLC.