Carregando.
Aguarde !

single image

logo lattes logo resarcheid logo bv fapesp

Quirijn de Jong van Lier

Professor Titular da Divisão de Funcionamento de Ecossistemas Tropicais do CENA/Universidade de São Paulo. É formado em Ciência do Solo pela Agricultural University - Wageningen (1985), concluiu seu MSc em Soil Science em 1988 na mesma universidade, doutorado em Solos e Nutrição de Plantas na Universidade de São Paulo (1994) e Livre-Docência na disciplina Física do Meio Ambiente pela ESALQ/USP (2001). Foi professor da UFRGS (1995-1997) e da ESALQ/Universidade de São Paulo (1998-2012) . É Associate Editor da revista Vadose Zone Journal e Editor Assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo. Tem experiência na área de Ciência do Solo, com ênfase em Física do Solo e Física Ambiental, atuando principalmente na medição e modelagem da extração da água do solo pelo sistema radicular de plantas.

Formação Acadêmica

•   Engenheiro Agrônomo | 1985 | Wageningen University
  •   Mestrado | 1988 | Wageningen University
  •   Doutorado | 1994 | ESALQ/USP
  •   Livre Docência | 2001 | ESALQ/USP
  •   Professor Titular | 2013 | CENA/USP

Área de Pesquisa

•   Agrometeorologia
  •   Engenharia de Água e Solo
  •   Física do Solo
  •   Manejo e Conservação do Solo

Experiência Profissional

Física do Solo, física de extração de água e nutrientes do solo por raízes de plantas, modelagem da transpiração de culturas em função de condições hídricas e osmóticas.

Laboratório de Física do Solo