Carregando.
Aguarde !

Laboratório de Biogeoquímica Ambiental

Uso de técnicas isotópicas e convencionais em pesquisas sobre a dinâmica do carbono, nitrogênio e fósforo da Matéria Orgânica do Solo em ecossistemas naturais do Brasil (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado), suas modificações pelo uso agrícola (pastagens, cana-de-açúcar, soja) e manejos (plantio direto, aplicação de biossólidos).  Sequestro de carbono no solo e biomassa vegetal visando a mitigação de gases do efeito estufa na atmosfera.

Objetivos

Objetiva o estudo do funcionamento dos ciclos biogeoquímicos em ecossistemas naturais e alterados.

Bg1
Bg2
Bg3
Bg4

Linha de Pesquisa

Quantificação de estoques (C, N e P), fluxos de gases (CO2, N2O, NO e CH4) e solução do solo (C orgânicos dissolvido, nitrato e amônia).
Isótopos estáveis (13C e 15N) na determinação da origem da matéria orgânica do solo.
Biomassa microbiana e macrofauna do solo.
Variabilidade espacial e temporal de parâmetros físicos, químicos e biológicos do solo; aplicação de sistema de informação geográfica e modelagem matemática.
Distribuição do sistema radicular de culturas de interesse econômico.
Qualificação e quantificação das frações da matéria orgânica do solo.
Efeitos da incorporação de resíduos orgânicos no solo na estabilidade estrutural, densidade, porosidade e nas propriedades químicas e biológicas do solo.

Produtividade

Publicação Bibliográfica (Artigos | Trabalhos | Resumos)
Orientações e Supervisões em Andamento
Orientações e Supervisões Concluídas
Projetos de Pesquisa

Docentes

Equipe de Apoio

Contato

Responsável Secretário

Serviços

Descrição
  • Análise para determinação de carbono % via seca, carbono % via úmida, nitrogênio total %, enxofre %, biomassa microbiana do solo C,N e P, fracionamento granulométrico da matéria orgânica do solo e nitrogênio inorgânico.