Laboratório de Física do Solo |
A física do solo é uma área de apoio a estudos hidrológicos, meteorológicos, ecológicos e agronômicos. O Laboratório de Física do Solo do CENA (FISOL) se destaca por análises de qualidade de propriedades físicas do solo, bem como de sua interpretação, enfatizando a modelagem sistêmica. Além de equipamentos mais tradicionais comuns a laboratórios de física do solo, o FISOL dispõe de equipamentos de última geração para a determinação do potencial da água no solo, da curva de retenção da água no solo, e da relação condutividade-hidráulica-potencial. Aliada das medições, a modelagem e a modelagem inversa são ferramentas utilizadas na determinação e na interpretação dos resultados. As determinações se aplicam às áreas de relações solo-planta, na modelagem da interação solo-raiz, na geoestatística e na análise de sensibilidade de modelos ecohidrológicos.
É objetivo do Laboratório de Física do Solo do CENA (FISOL) desenvolver pesquisa na área de concentração de física do solo e de processos de transferência no sistema solo-planta-atmosfera. A pesquisa envolve diversos aspectos da medição de propriedades físicas do solo e da modelagem de processos hidrológicos no sistema solo-planta-atmosfera.
As linhas de pesquisa desenvolvidas no laboratório relacionam-se com a física do solo e os processos de transferência no sistema solo-planta-atmosfera:
1. Medição e modelagem de propriedades hidráulicas do solo - funções retenção, condutividade hidráulica, teor de água.
2. Medição e modelagem da extração da água e de solutos do solo por raízes de plantas.
3. Modelagem mecanística da redução de transpiração por estresse hídrico e osmótico em plantas.
4. Caracterização da variabilidade espaço-temporal de propriedades físicas do solo.
5. Estimativa da pegada hídrica de sistemas de manejo agrícola.
Simone Pimentel Bortolin
simone.lq@usp.br
19 3429 4726