Carregando.
Aguarde !

Iniciação Científica

Iniciação Científica
iniciacao cientificaponto
ponto
O Programa de Iniciação Científica da USP, permite ao estudante de graduação participar de programas de pesquisas para o desenvolvimento do pensamento científico e inicio do treinamento em “métodos científicos” dando a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorar o conhecimento e preparo para a vida profissional. Além de inserir de maneira incisiva o estudante no ensino universitário tem, também, como objetivos contribui para a formação de recursos humanos para pesquisa; diminuir o tempo médio dos estudantes na pós-graduação e qualificar os estudantes para os programas de pós-graduação.

ponto

O programa institucional de bolsas de iniciação Cientifica é vinculado ao CNPq, tendo as modalidades PIBIC, PIBIT, PIBIC-AF e PICME (www.cnpq.br). Bolsas individuais de Iniciação Científica podem ser solicitadas pelo orientador a FAPESP (www.fapesp.br).

Estágio | Treinamento | Iniciação Científica

O CENA contribui intensamente com a formação científica de estudantes dos níveis Técnico e Graduação, oferecendo em qualquer  época do ano,  um número expressivo de Estágios, Treinamentos Científicos e Tecnológicos e Iniciações Científicas em laboratórios altamente equipados, com elevado apoio de agências de fomento federais e estaduais.


Resolução USP 5528 que disciplina a concessão de estágios na Universidade de São Paulo e os realizados por seus alunos em Instituições externas.

No CENA, o aluno é estagiário quando o CENA constar como concedente do estágio ou da bolsa de estágio (Estágio previsto no Projeto Pedagógico ou Estágio remunerado USP).

Estágio previsto no Projeto Pedagógico do aluno - a duração do estágio é aquele prevista no Plano Pedagógico, entretanto, não poderá ultrapassar 2 anos (1 ano com possibilidade de renovação por mais 1 ano).

É específico para alunos de graduação. A concessão de estágio a alunos de outras Instituições de Ensino (aluno externo) está disciplinada pelo ofício Circ-Gab-Pró-G-013/2007.

Os alunos com bolsa de IC não são considerados estagiários e sim bolsistas de Iniciação Científica, uma vez que o concedente da bolsa não é o CENA e sim órgão de fomento.

A fim de continuar contribuindo na formação de estudantes de graduação, técnico ou profissionalizante de nível médio, em cujos Projetos Pedagógicos não estejam previstos estágio (aluno USP e externos), o CENA oferecerá Treinamento por um período de 12 meses.

 

Documentação Exigida:


Estágio:
Formulário de Identificação e Ofício Estágio (devem ser preenchidos, impressos e assinados); 02 fotos 3X4, Atestado/Declaração emitido pela Faculdade/Colégio, de que é aluno(a)  regular, e que é precisa realizar estágio obrigatório/curricular.

Iniciação Científica:
Formulário de Identificação e Ofício Iniciação Científica (devem ser preenchidos, impressos e assinados), 02 fotos 3X4, Atestado de matrícula atualizado, Termo de Outorga da bolsa, resumo do projeto e comprovante de pagamento de Seguro de Acidentes Pessoais.

Treinamento Científico e Tecnológico:
Formulário de Identificação e Ofício Treinamento (devem ser preenchidos, impressos e assinados), 02 fotos 3X4, Atestado de Matrícula atualizado, comprovante de pagamento de Seguro de Acidentes Pessoais.


Estágio Remunerado USP:
A documentação será solicitada pelo(a) orientador(a).

PIBIC

A Pró-Reitoria de Pesquisa administra o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) destinado aos alunos de graduação. Este programa tem por objetivo promover desenvolvimento da pesquisa da Instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica e convivência com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. O princípio que deve reger as atividades de Iniciação Científica é dirigido prioritariamente ao benefício dos alunos, que têm no Programa a oportunidade de complementar sua formação acadêmica e aprimorar seu conhecimento e preparo para a vida profissional.

Norma do CNPq RN017/2006 (download)

Edital PIBIC/CENA 2017/2018 (download)

Manual PIBIC/CENA 2017/2018 (download)

PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) foi criado pelo CNPq no sentido de estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

Os objetivos do programa são: contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.

Norma do CNPq RN017/2006 (download)

Edital PIBITI/CENA 2017/2018 (download)

Manual PIBITI/CENA 2017/2018 (download)